Autor Tópico: Entrevista à Bigger Magazine Guimarães  (Lida 1588 vezes)

Fevereiro 12, 2016, 13:22:56 pm
Lida 1588 vezes

FilipeAlves

• Information Offline
  • Administrador
  • Mais do que ontem, menos do que amanhã
    • Ver Perfil

Para quem não sabe uma revista da minha terra Natal convidou-me para falar um pouco de mim e do projeto 4gnews, venho desta forma partilhar a informação, para aqueles que não tem a possibilidade geográfica ou monetária para comprar a revista! =) Isto tudo só acontece devido a TODOS VOCÊS que todos os dias nos dão mais uma razão para continuar esta jornada! Um sincero e respeitoso Obrigado!

" 4gnews é um site de tecnologia com dedo conquistador, Dedo ou as duas mãos inteiras... Filipe Alves tem 26 anos nasceu emn Guimarães e, como tantos outros jovens teve de partir da Terra que o viu tornar-se homem para abraçar melhores oportunidades, mas não só. Com o curso de técnico de Turismo, da escola Santos Simões e de espírito aventureiro, assumiu uma actividade vem fora do comum mas é esse gosto que o faz viver.
A 4gnews destina-se ao setor mobile e wearable. Smartphones, smartwatches, smartcars e mesmo smarthouses, todo o assunto que envolva algo tecnológico poderá ser encontrado na 4gnews."

BIGGERmagazine- O que queria ser quando crescesse?
Filipe Alves -  É uma pergunta interessante, porque nunca soube… Sempre me questionei e nunca sonhei em ter determinado trabalho ou oficio, sempre sonhei em trabalhar em algo que gostasse. Claro que todos sonhamos em ser um Cristiano Ronaldo quando somos pequenos, mas nunca me identifiquei inteiramente com nenhuma profissão em concreto. 

BM- Onde vive atualmente e desde quando?
F.A- Atualmente vivo em Inglaterra, desde 2012. Saí de casa dos meus país tinha 20 anos e fui viver um tempo na ilha da Madeira, adorei o meu tempo lá, mas outros ventos trouxeram-me à terra de "Sua Majestade".

B.M- E já depois de aí estar, como surgiu a ideia de criar esta plataforma?
Como quase todos os projetos surgem… De uma necessidade… Aliás para ser mais concreto, de uma chatice.
Tudo começou quando li um artigo num site de tecnologia Português que já tinha conhecimento há mais de uma semana e questionei-me: “onde é que andam as pessoas a ser informadas?”
 Achei por bem criar uma página no Facebook chamada 4gnews (for genius) e criar algo diferente. Um projeto sem aquele formalismo, aquela necessidade de ser correto nas palavras ou mesmo, sem medo de mandar as verdades para rua e sem influência das MultiNacionais. A 4gnews foi criada e é gerida com o intuito de trazer algo novo, irreverente e capaz a todos os amantes de tecnologia. Depois de criar a página aquilo começou a crescer e sem perceber, literalmente nada de Blogging, dediquei-me uma tarde para aprender, como criar um blog, quais as plataformas e melhor forma de fazer as coisas. Acaba por ser um processo de aprendizagem e ainda hoje vou aprendendo. Já dizia o meu mentor “Quem quer arranja um meio, quem não quer uma desculpa”.

BM- Alma de conquistador... e porque escolheu este nome?
O nome 4gnews também é pensado ao pormenor. 4gnews -> for genius -> Para génios. Embora possa ser identificado como rede 4G, o nome 4gnews reflete o nosso espírito. Somos bem mais do que parecemos. Embora jovens e uma equipa a trabalhar sem receber valores monetários, esta é a melhor equipa e mais ambicionada que já alguma vez tive o prazer de trabalhar. Trabalho com a melhor equipa que já alguma vez existiu à face da Terra.

BM- E como funciona a vossa equipa?

F.A- Para aqueles que pensam que criar um blog e ganhar dinheiro é algo simples, estão redondamente enganados.
Toda esta equipa olha para a 4gnews como um hobby, mas como um hobby que tem de ser feito e merece ser acarinhado. Temos departamentos que nos definem as tarefas, cada um sabe o que tem de fazer e qual o seu papel. Se dizem que a juventude de hoje está perdida é porque nunca viram as pessoas que trabalham pela 4gnews. É inacreditável o esforço, dedicação que todos os elementos têm se remuneração. São para cima de 10 pessoas e seja o meu braço direito que curiosamente é de Braga, ou qualquer outro elemento todos eles tem alma conquistadora. Dispostos a rasgar a camisola com amor à causa e ir ao fim do mundo para levar este projeto para a frente. A equipa sabe que isto são sacrifícios e o objetivo é criar uma empresa rentável, até lá temos de, como diz nortenho Miguel Gonçalves,  “bater Punho”.

BM- E como descrevem o trabalho que fazem?
F.A-
O melhor trabalho do mundo! Não me entendam mal, é cansativo e não parece. A maior parte dos meus amigos, ou mesmo família, não entendem o que é que eu faço em concreto. Para eles estou sentado em frente ao PC o dia inteiro no meio de facebook e confins da internet. É um trabalho que exige concentração, perspicácia e acima de tudo irreverência. Para além de notícias diárias, acordo todos os dias de manhã para gravar um vídeo de diário de notícias com o resumo das notícias do dia anterior. Normalmente colegas da equipa pegam nos artigos de manhã enquanto gravo e edito, e à tarde pego também em artigos. Depois vamos gerindo mediante as necessidades de gravar reviews/análises a smartphones ou gadgets.
O nosso trabalho e o meu trabalho é manter as pessoas informadas e é para isso que temos conteúdo diário decente e em boa quantidade!

BM-Em que se baseia para as avaliações que faz e reviews?

F.A- Fazer uma review é das coisas mais difíceis que pode haver. Isto porquê? Porque as pessoas são diferentes, as necessidades são diferentes. É como escolher um carro. Eu não posso escolher um smart for two se tenho uma família de 5 pessoas.

Eu posso pegar num smartphone e ler as especificações, dizendo o que tem e o que não tem em frente à câmara e já está. Mas lá está… Não estaríamos a trazer a paixão que existe sobre o que fazemos.

Aquilo que fazemos, seja eu ou outro elemento da equipa, é pegar no smartphone (ou outro gadget) e fazemos dele o nosso telefone diário. Pouso o meu equipamento de lado e faço a minha vida com o novo gadget. Normalmente ente uma a duas semanas para perceber possíveis “problemas” que o gadget tenha mas não é visível simplesmente ao pegar nele durante uma ou duas horas. Por exemplo o iPhone 6S é muito catita, mas a bateria é um problema.

As reviews são feitas sempre com o pensamento: “ Se eu gastasse X dinheiro neste smartphone, estaria satisfeito?” E claro depois temos as considerações finais que se traduz numa review/análise em vídeo.

AO mais importante é a nossa imparcialidade, já perdemos mesmo muito por dizer que determinado smartphone não vale o preço, ou que o equipamento é uma desgraça no seu interface, mas lá está, não perdemos a nossa integridade e tanto eu, como toda a equipa, temos sempre criticas positivas e negativas a acrescentar a qualquer terminal, porque nada neste mundo é perfeito.

BM - Já conseguiu arrecadar 16,146 subscritores youtube, 6,928 fãs no facebook, por exemplo. Como tudo aconteceu?
F-A
Números são bons de se ver mas não é naquilo que nos baseamos. Conteúdo de qualidade é mais importante e isso temos. Quem nos vê percebe isso, seja no nosso programa semanal em direto no Youtube, ou em qualquer artigo escrito. Queremos mais e mais, 16 mil é muito pouco para o objetivo traçado e 6 mil não reflete em nada a enorme paixão que move este projeto.
Temos uma ideia muito orgânica daquilo que queremos, estamos a criar alicerces para os visitantes não serem apenas meros leitores, mas que se sintam parte de uma comunidade, parte de uma família, por isso criamos o fórum 4gnews onde as pessoas se podem conhecer e interagir e nas livecast vamos respondendo a comentários ou dúvidas postadas pelos espectadores.
Queremos que pessoas com a mesma paixão de tecnologia saibam que não estão sozinhas que tem tem por aqui muita malta que gosta de discutir assuntos que a maior parte das pessoas simplesmente ou não gosta ou não percebe.

B.M-Faz mais alguma coisa na vida ou este trabalho chega para sobreviver?
F.A-
Tenho um trabalho part-time em Inglaterra que concílio com a 4gnews. De segunda à sexta trabalho no site, sexta à noite, sábado e domingo no meu part-time. Tento para além de sobreviver, viver. Gosto de usufruir dos bens que a vida nos dá e prefiro trabalhar no que gosto e ir vivendo com algumas contenções do que ser escravo do meu trabalho e ganhar o dobro. 3 dias no part-time são mais dolorosos do que 5 dias a trabalhar 10h por dia no site.

B.M-Tem uma paixão, comum a muitos Vimaranenses… O Clube do Rei! Como se descreve como Vitoriano?

Todos os Vitorianos são apaixonados pelo clube e cidade. Não posso dizer que sou diferente, vivi o momento mais bonito do meu clube aquando a taça de Portugal entre lágrimas em Inglaterra. Como a claque o diz: “Ninguém vai entender”. Ser Vimaranense é único e é essa “doença” que tento constantemente passar à minha equipa! Uma paixão inigualável."

Fevereiro 12, 2016, 13:24:40 pm
Responder #1

carlosM

• Information Offline
  • Membro d'Bronze
    • Ver Perfil
pena ser caro. mas era fixe ver a 4gnews na tv. tipo, uma publicidade. xDDDD

Fevereiro 12, 2016, 17:37:12 pm
Responder #2

rafa7q

• Information Offline
  • Power-User
    • Ver Perfil
Isto está cada vez melhor e mais divulgado, já estou a ver os paparazzi aí a porta de casa do Filipe só para conseguirem uma foto do ceo da empresa portuguesas com mais sucesso no mundo ahahah. :-P

Enviado do meu Redmi Note 2 através de Tapatalk

Fevereiro 15, 2016, 08:54:41 am
Responder #3

RibeiroGamerTech

• *
  • Information Offline
  • Newbie
    • Ver Perfil
Sucesso

Enviado do meu CHC-U01 através de Tapatalk

Fevereiro 15, 2016, 14:40:23 pm
Responder #4

Juve

• Information Offline
  • Administrador
    • Ver Perfil
realmente é dificil encontrar essa revista em PDF (algo que o próprio site deles não disponibiliza para compra) :/

Well played @FilipeAlves  ;D
Smartphone: Xiaomi Mi2s (ROM: MIUI v7 (Android 5.0.2))
Tablet: Xiaomi Mi Pad (ROM: MIUI v7 (Android 4.4))
Portatil: Dell Inspiron 15R Special Edition

Fevereiro 17, 2016, 00:47:07 am
Responder #5

ShuperLuu

• *
  • Information Offline
  • Newbie
    • Ver Perfil
Filipe dentro de alguns tempos não te disponibilizam isso em PDF?

Até eu passado um mês tenho os meus artigos da PCGuia em PDF ;)

Fevereiro 20, 2016, 13:49:30 pm
Responder #6

nerds

• **
  • Information Offline
  • Ajudante Ativo
    • Ver Perfil
Parabéns pela entrevista

Deu para descobrir uma coisa que não sabia, o nome tinha esta origem 4gnews -> for genius -> Para génios

Fevereiro 20, 2016, 18:11:24 pm
Responder #7

Etnic_bOy

• Information Offline
  • Membro d'Bronze
    • Ver Perfil
Parabéns, Filipe! Admiro-te imenso, a ti e ao fantástico projeto, que é o 4GNEWS! Adoro a tua integridade, o vosso empenho, a vossa luta pelo vosso sonho. Espero que não desistam NUNCA! Os meus dias sem o 4Gnews já não são os mesmos. A primeira coisa que faço, depois de tomar o pequeno almoço é abrir a app do 4Gnews nos meus Lumias e por-me a par com as notícias (que ultimamente têm sido bastantes). Adoro a forma como dão a mesma importância, quer a Android, Windows Phone ou iOS. Há sempre notícias, textos de opinião, leaks sobre qualquer smartphone e qualquer sistema. Não te esqueças que tens pessoas que,  tal como eu, dão valor ao teu trabalho e acreditam em ti e no 4Gnews. No que depender de nós (e de vocês), o 4Gnews vai crescer mais e mais e mais! :) Obrigado por tudo!

Fevereiro 23, 2016, 14:22:14 pm
Responder #8

Márcio Sousa

• Information Offline
  • Power-User
    • Ver Perfil

Fevereiro 23, 2016, 15:37:36 pm
Responder #9

fpknots

• Information Offline
  • Membro d'Bronze
    • Ver Perfil
    • fpknots
muito bom :) :):):)
parabens a ti e a toda equipa 4gnews e tambem a revista da nossa cidade, por divulgar o vosso trabalho, quem sabe a proxima entrevista nao sera no guimaraes TV ;p

abraço