Autor Tópico: Rádios locais também querem fatia da taxa da cópia privada  (Lida 412 vezes)

Maio 03, 2016, 15:42:35 pm
Lida 412 vezes

carlosM

• Information Offline
  • Membro d'Bronze
    • Ver Perfil

Haja milhões que caiam "do céu", que não faltará quem os queira receber. A Associação Portuguesa de Radiodifusão também quer ter direito a receber parte da taxa da cópia privada - e fazem eles muito bem.

A distribuição da taxa aplicada aos discos, memórias, e outros equipamentos é gerida pela Associação para a Gestão da Cópia Privada (AGECOP); e a Associação Portuguesa de Radiodifusão (APR) que as rádios locais sejam também contempladas nessa distribuição.

Embora não sejamos a favor desta taxa completamente injusta (porque motivo há-de alguém que nunca vai ter uma cópia no seu disco ou smartphone pagar para autores que nunca viu/ouviu/leu?) parece-me ser mais que justo que as rádios possam receber parte desse valor... embora nos arrisquemos a entrar num ciclo vicioso que poderá queimar os neurónios a quem tenta justificar estas taxas. É que, se as taxas são (supostamente) para compensar os autores, como se justifica que possam ser direccionadas para as rádio, que já pagam pelos direitos de rádio-difusão desses artistas? Vão as rádios receber por aquilo que têm a pagar? E se assim for, porque não podem os consumidores finais ter igual direito?

Ter em conta que nada tenho contra as rádios locais, e mesmo não compreendendo porque motivo deverão ter direito a uma parcela desta taxa, acho que fazem muito bem em reclamar parte dela. Pelo menos é da maneira que a SPA e AGECOP se poderão sentir "roubadas" por alguém lhes fazer aquilo que elas próprias fazem os portugueses. :P

fonte: http://abertoatedemadrugada.com/2016/05/radios-locais-tambem-querem-fatia-da.html
« Última modificação: Maio 03, 2016, 15:43:35 pm by carlosM »

There are no comments for this topic. Do you want to be the first?